terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Caern precisa mudar!


A CAERN não apresenta o nível de eficiência e eficácia compatível com a relevância dos produtos/serviços pelos quais é responsável. No entanto, é uma empresa viável e necessita de uma gestão moderna, moralizada, que busque a excelência e a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Dentre as causas prováveis da imaturidade de gestão, tem-se a ingerência política, a não valorização do interesse público, descontinuidade de objetivos e propósitos, carência de capacitação gerencial e diretiva.


2. OBJETIVO E FOCOS DA MUDANÇA
Conscientes da relevância da CAERN para a sociedade, os empregados entendem que não podem se omitir e, assim, requerem a introdução de mudanças no modelo de gestão da empresa.
1. Marcos regulatórios (leis) que fortaleçam a empresa e sua posição na política de saneamento do Estado.
2. Modernização da gestão e adoção de instrumentos de eficiência administrativa.
2.1 Avaliação da gestão das diretorias
2.2 Planejamento e acompanhamento de desempenho organizacional.
2.3 Planejamento e execução econômico-financeira e orçamentária.
2.4 Sistema de Gerenciamento pela Qualidade nos moldes das normas PNQS e outros sistemas de garantia da qualidade.
3. Recuperação da estrutura técnica e organizacional da empresa, incluindo estudo de aumento da autonomia técnica, financeira e administrativa das regionais.
4. Moralização e controle, como a Criação da Comissão de Ética, com representantes eleitos pelos empregados, publicação de gastos e contratos, fortalecimento das auditorias.
5. Valorização dos trabalhadores, através de revisão do plano de carreira e remuneração, acesso às funções gerenciais baseado em critérios objetivos, capacitação dos colaboradores e definição de critérios objetivos para definir as movimentações de funcionários (transferências).
O presente movimento é apartidário e objetiva única e exclusivamente a modernização da gestão com eficiência e moralidade e valorização dos trabalhadores da CAERN, para atender melhor o interesse público.
O movimento é integrado por todos os colaboradores que assinaram este Manifesto, cujo documento detalhado encontra-se registrado no 2º Ofício de Notas sob no 174.625 e recebe o apoio da sociedade civil, instituições e entidades públicas e privadas.
As propostas inseridas neste resumo e seu detalhamento serão apresentados, após as adesões, ao acionista majoritário da CAERN, Estado do Rio Grande do Norte, através de sua Governadora eleita no pleito de 2010.
*O documento original registrado no 2º Ofício de Notas (Natal/RN), sob no 174.625 em 21.10.2010

Um comentário:

  1. Há muito nossa Companhia carecia de iniciativas iguais a essa. Não podemos esquecer que ação semelhante foi praticada na gestão da governadora VILMA. No entanto nada foi feito de relevante para melhorar o quadro ora apresentado. Vale salientar que efetivamente não se aliou ao citado ato uma mobilização continuada na tentativa de "pressionar" a classe política, ministério público e a sociedade como um todo em defesa deste patrimônio de relevância incalculável a toda população do RN. Contudo é pertinente afirmar que antes da vontade política o corpo funcional deve se engajar nessa empreitada na busca por situações melhores em todos os aspectos. Só com o empenho incondicional de todos os colaboradores atingiremos nosso objetivo.

    ResponderExcluir